junho 20, 2008

Sócrates, Scolari, Camionistas e a derrota no Euro-2008

Queria assinalar a nossa passagem pelo Euro-2008, sem saber bem como começar. Veio-me á ideia uma comparação, que vou tentar alinhavar.

Sócrates:
Expulso da JSD, Engenheiro de formação…na área das marquises, vindo da área do ambiente, faz da demolição do prédio Coutinho a sua bandeira, encontrando-se ainda hoje de pé.
De demolição em demolição…consegue uma maioria absoluta na base de promessas não cumpridas. Perdendo no entretanto as Presidências e as autárquicas.

Sem oposição e com alguma conjuntura favorável para governar, tendo em conta a maravilha propagada pelo próprio governo, não ouve ninguém, faz ouvidos moucos dos movimentos de rua, 100.000, depois 200.000 mas, faz da arrogância a sua arma.
Uma paralisação mal encavada, bacoca e espontânea de camionistas, paralisou o país.
Fez isto, aquilo e aqueloutro. Mas o que ganhou o país ??? Nada, nicles, népia

Scolari:
Após passar pelo Al Sabbab, na Arábia Saudita, Scolari treinou o Criciúma, clube com o qual conquistou o seu primeiro título
Trás numa mão o título de campeão do mundo pelo Brasil, na outra a senhora do caravajo…lá embirra com Romário, cá com Vitor Baia e João Pinto.

É-lhe dado numa salva de prata, a chamada geração d´ouro onde pontificavam: Figo , Rui Costa, Pauleta e afins. Por fim salpicada com Cristiano Ronaldo, Moutinho, Miguel Veloso, Nani…
São-lhe oferecidos 10 estádios novinhos em folha, milhões de bandeirinhas nas janelas
para ganhar o Euro-2004 e o que nos dá???
Dá isso sim, envergonhando o país, um valente murro num jogador adversário depois de perder mais um jogo daqueles que devia ter ganho no mundial de 2006.
Com todas as condições para ganhar, faz da arrogância a sua arma, faz ouvidos moucos ao que dizem os seus críticos, é, o quero posso e mando.
Um jogo mais que acessível, que mais uma vez perdeu, deita por terra o mito do
todo poderoso…com pés de barro.
Fez isto, aquilo e aqueloutro. Mas o que ganhou o país ??? Nada, nicles, népia

Se calhar a comparação não é comparável, mas mesmo assim arrisco…

Numa coisa são diferentes…se um governa contra o seu próprio eleitorado. O outro tenta fazer da selecção Portuguesa a selecção Brasileira, Pepe, Deco e quase o
Levezinho são disso exemplo. E Bruno Alves , Túnel, ou Miguel Veloso ??? para já não falar num Figo ou Rui Costa???

Sem comentários: